Dinâmicas em grupo - Mesa redonda

Iniciando o assunto sobre dinâmicas em grupo para discussões em sala de aula, inicio aqui com a técnica chamada de mesa redonda.

Essa técnica é empregada quando se quer conhecer distintas tendências ou abordagens de um determinado tema.

Desenvolvimento:

1. Determina-se, o mais especificamente possível, o tema a ser discutido, motivando e munindo os expositores com material que se relacionem com cada tendência do assunto a ser abordado.

2. Determina-se as regras para o funcionamento da atividade ao estabelecer a ordem de exposição e os subitens relacionados ao tema.

3. O coordenador faz sua apresentação do assunto a ser discutido, com cartazes, slides, transparências, figuras ou textos que se relacionem com o tema em questão.

4. Cada expositor faz a sua colocação sobre o tema, dentro de um tempo limite, seguido de perguntas da platéia, depois de cada apresentação.

5. O coordenador, ao término de todas as exposições, faz um resumo imparcial das idéias desenvolvidas por cada um e destaca as diferenças.

6. Cada expositor pode esclarecer, ampliar, defender seu ponto de vista após esse resumo, dentro de um limite de tempo definido igualmente.

7. O coordenador emite então um resumo final procurando ser o mais imparcial possível.

8. O auditório formula perguntas para os integrantes da mesa redonda, não sendo permitida a discussão nesta etapa.


Pesquisar este blog