O poder da musicalização em contextos educacionais

Aqui vai um fato que mostra o poder da prática de sensibilização aos sons e seus parâmetros, e que pode ser muito utilizada em aulas de musicalização, em contextos educacionais:

Numa pequena escola em Detroit, uma professora e sua turma, ao serem incomodados por um pequeno mas insistente ruído, e pela falha da maioria dos pessoas da escola em solucionar tal ocorrência, pediu ajuda ao aluno Stevie Morris. Assim, esse aluno encontrou, com sua audição apurada, um camundongo que estava solto na sala de aula.

A professora percebeu que Deus deu a Stevie algo que na sala ninguém possuía, um afinado par de ouvidos para compensar sua cegueira.

E aquela era a primeira vez que alguém reconhecia a sua capacidade e aquele ato de consideração concedeu-lhe uma nova vida. A partir daquele momento, passou a desenvolver sua "aptidão auditiva", sua sensibilidade e começou a explorar a sua linda voz. E, com muito esforço tornou-se um dos maiores cantores e compositores americanos de música popular: o grande STEVIE WONDER!

É com esse viés pedagógico-musical que o curso de Licenciatura em Musica do Unis-MG está estruturado em seu projeto pedagógico, ou seja, visando, através da arte dos sons, fomentar por uma educação construtora de cidadania, inclusão e criticidade além de artistas profissionais e amadores (aqueles que amam a arte musical independendo se ganham ou não dinheiro com ela).

E para ilustrar essa postagem, nada melhor que o grande STEVIE WONDER em um de seus clássicos:





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