Uma importante reflexão sobre a atuação de professores e que muito tem a contribuir para a formação inicial e continuada desses profissionais nos dias atuais é trabalhada nas pesquisas de Lee Shulman. Esse pesquisador destaca a mútua exclusão que se observa entre dois lados de uma mesma moeda. A mútua exclusão entre o conhecimento específico de determinada disciplina e o conhecimento pedagógico, ou seja, entre o conhecimento curricular e o conhecimento dos contextos educacionais.
Assim, pode-se entender que a formação de professores carece, portanto, do combinar essas duas áreas do conhecimento. Para atender a essa dicotomia, ele propõe a concepção chamada de Pedagogical Content Knowledge (PCK). O que pode ser traduzido como Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), que propõe a convergência entre o conhecimento pedagógico e conhecimento do conteúdo, dentre outras categorias.
Conhecimento pedagógico significa o "como" ensinar, geralmente adquirida através de cursos de educação e experiências pessoais. Já o conhecimento do conteúdo, por outro lado, é o "quê" ensinar. Uma dicotomia que se apresenta no currículo de cursos de formação de professores na atualidade e que é mostrado no artigo de Lüdke (1999) chamado de "Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores". E que pode ser lido no link: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a14v2068.pdf
Para Shulman, o conhecimento pedagógico do conteúdo é uma forma de conhecimento prático que é usada por professores para orientar sua prática em sala de aula de forma altamente contextualizada. Esta forma de conhecimento prático do professor é constituída, dentre outras coisas, por:
- Saberes de como se estruturar e representar o conteúdo acadêmico aplicados diretamente ao processo de ensino e aprendizagem de seus alunos.
- Concepções consensuais e não consensuais (equívocos) e as dificuldades que os estudantes encontram ao aprender determinado conteúdo.
- Conhecimentos das estratégias de ensino específicas que podem ser usados para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos em circunstâncias específicas em sala de aula.
Entretanto, Shulman argumenta que os professores para serem bem sucedidos, teriam que enfrentar ambos os problemas (de conteúdo e pedagogia) ao mesmo tempo, incorporando "os aspectos de conteúdo mais pertinentes para sua "teachability" (habilidade de ensinar) (SHULMAN, 1986, p. 9).
Assim, podemos entender que quem pensa a formação de professores nas mais diversas áreas, pode ampliar muito suas reflexões com essas concepções e outras traçadas por Shulman.
Bibliografia
Bibliografia
- SHULMAN, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher. 1986.
-
LUDKE, M.; MOREIRA, A. F. B.; CUNHA, M. I. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Educação e Sociedade, Ano 20, n. 8, p. 278-298, dez. 1999.