Escalas, Acordes e Ritmos na Viola Caipira
Elementos Estruturais para Estudo, Composição e Arranjo Musical na Viola Brasileira
Neste livro objetiva-se a prática de alguns elementos, que se consideram fundamentais para o estudo, composição e arranjo de músicas na viola caipira, também chamada de viola brasileira de 10 cordas. Assim, com esta obra visa-se o estudar de dois vieses básicos que frequentemente abrangem esse instrumento: o ponteado e o acompanhamento harmônico que podem ser integrados com melodias, contracantos e embelezamentos melódicos.
Clique aqui para adquirir esse livro.
Fundamentos de arranjo aplicados ao violão popular e guitarra
Neste livro você vai estudar alguns dos principais procedimentos teóricos de construção e encadeamentos de acordes e as principais possibilidades para o desenvolvimento de melodias (em forma de solos compostos ou improvisados) sobre tais acordes e encadeamentos. Nesse sentido, o estudo desses procedimentos de construção, encadeamentos de acordes e das possibilidades para o desenvolvimento de melodias serão desenvolvidos aqui por meio da visualização de notas na pauta e exemplificados diretamente no braço do instrumento. Essa junção entre teoria e prática se dá para que o estudante possa desenvolver não só o aspecto teórico e a mecânica (técnica de execução), mas sobretudo, que se possa desenvolver a percepção melódica e harmônica para o desenvolvimento da musicalidade. Musicalidade essa tão necessária para a composição, arranjo, transcrição e performance consciente do instrumento nas mais diversas possibilidades de prática musical.
Clique aqui para adquirir este livro.
Neste livro proponho a prática de alguns elementos, que considero fundamentais para improvisação jazzística, seja ela realizada nos vários estilos do próprio jazz, mas também na música popular brasileira, na bossa nova e nas fusões entre o jazz e outros estilos. Assim, abordamos aqui a prática da improvisação no contexto da música tonal que frequentemente, por grandes estudiosos, é caracterizada como uma música harmônico e homofônica. Harmônico, pois é constituída por acordes que sustentam uma melodia principal, melodia essa que justifica o conceito de homofônica. Portanto, a prática da improvisação aqui busca oferecer ao estudante a possibilidade de desenvolver habilidades para construir seus solos tendo em vista a contextualização entre essas duas características da música tonal: a harmonia e a melodia.
Para adquirir este livro clique aqui.
Improvisação e Harmonia no Blues: Ideias "bluesy" para guitarra
Neste livro se encontram alguns exemplos de escalas, acordes, frases e acompanhamentos que podemos usar como ponto de partida para tocarmos e improvisarmos em músicas no estilo blues e em outros estilos derivados. Porém, o fato de se poder improvisar de forma elementar, como característico nesse estilo, vem demonstrar que o estudo do blues é um recurso importante para a prática improvisacional, comum no Jazz e na Música Brasileira e em outros estilos, como o rock por exemplo.
Clique aqui para adquirir este livro.
Uma obra que busca direcionamentos para o planejamento, execução e avaliação de atividades educacionais que permitem a dialogicidade entre as situações intra e extraescolar em contextos colaborativos de construção e reconstrução de conhecimentos, pela perspectiva de pressupostos epistemológicos educacionais sócio-construtivistas, e que podem ser contextualizadas com a crescente presença do ciberespaço no meio físico, sob a ótica do pensamento complexo.