A Flauta Doce como Instrumento Musicalizador


A partir de 2012, a Música será um conteúdo obrigatório em toda Educação Básica e a revista Nova Escola já destaca um bom exemplo de trabalho nessa área e que pode ser replicado em outras escolas do país. Esse destaque vem do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, onde a professora Ana Cristina Santos de Paula desenvolveu um projeto didático com alunos do 6º ano tendo como tema o centenário de nascimento de Carmen Miranda (1909-1955) e como foco de ensino a flauta.
Clique aqui para conferir a sequência didática do projeto
Esse trabalho rendeu a Ana Cristina o título de Educador Nota 10 do Prêmio Victor Civita. Assim, segundo Rosa Iavelberg, professora da USP e selecionadora da área de Arte desse prêmio, com tal projeto, essa professora pôde ampliar o repertório da turma com canções que ajudaram a construir o que chamamos de Música Popular Brasileira e trabalhar com a técnica musical e as definições de conceitos.
Por práticas como essas é que se justifica a importância do estudo desse instrumento musical como ferramenta muzicalizadora no Curso de Graduação em Música (licenciatura). Um Instrumento que pode ser utilizado para desenvolver as primeiras noções musicais e com potencialidades que chegam à interpretação de grande obras eruditas e populares.
E para ilustrar esse exemplo de contextualização dessa importante interprete da Música Brasileira em sala de aula, nada melhor que uma música. Então, aqui temos a clássica gravação de "Alô... Alô...." de André Filho e interpretada pela própria Carmem Miranda, Mário Reis e Grupo do Canhoto:

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