Bambus de Getsemani

Estava eu ouvindo uma palestra do saudoso Padre Léo, SCJ, que se chama - Como Bambus de Getsemani - e uma parte dessa palestra eu gostaria de partilhar com todos que aqui visitarem:

Um menino vendo, depois de uma tempestade, uma grande figueira derrubada, ficou impressionado. Aquela árvore frondosa, que a princípio seria indestrutível, toda no chão. Isso intrigou o menino, que logo foi perguntar ao seu avô:

- Vô, olha a figueira, ela caiu!

O avô levou o menino para ver a figueira e disse:

- Pois é meu neto, ela é grande mas olha como ela estava.

- Nossa vô, ela estava oca! Disse o menino.

- É meu neto, por isso que ela caiu. Apesar de parecer forte, com tempo ela foi ficando oca, sem nada por dentro - sem conteúdo.

Vendo alguns bambus que estavam perto dali, o menino perguntou:

- Mas o bambu, ele também é oco e não caiu?

E o avô disse:

- É meu neto, o bambu é oco sim, mas ele sabe que é oco desde pequeno.

E o avô continuou explicando para o netinho atento, que o bambu, tem uma meta, ele cresce para o alto, mas com raízes profundas, que crescem na vertical, para baixo, em busca de água e que assim proporcionam muita firmeza no solo. Bambu não cria galhos, ou seja, não se apega a muitas coisas, mas foca no alto, no seu objetivo. E o bambu tem a sabedoria de se curvar perante uma tempestade e se ainda não bastasse tudo isso, ele cresce junto com os seus semelhantes - junto mesmo - como se fosse em comunidade. Tente quebrar um bambu, talvez não seja muito difícil, mas tente quebrar dois ou mais... puxa vida, isso não é fácil. E finalmente, o bambu tem vários gomos. Cada gomo é resultado da superação dos problemas, pois sem eles o bambu não seria tão forte. Mecanicamente o bambu é resistente apenas pelos seus nós (gomos), distribuídos em si e conquistados ao longo de sua vida - experiência.

Agora você me pergunta o que tem isso a ver com o jardim Getsemani, onde Cristo suou sangue antes de ser entregue aos soldados? Para isso eu sugiro que você ouça a palestra toda, contada por esse grande orador (nos dois sentidos), Pe. Léo, SCJ.

Para quem quiser ouvir essa e outras palestras que muito ensinam a sermos melhores, indico aqui essa coletânea com sete CD's, vale a pena ter e emprestar:

Para comprar acesse: http://shopping.cancaonova.com/

Pesquisar este blog