Pedadogia da Autonomia (parte 5)

No capítulo dois - Ensinar não é transferir conhecimento - Freire mostra que pensar certo é algo que demanda por uma consciência de que ensinar não é despejar conteúdo , mas sim respeitar o outro. Pois o menosprezo consequente do entender que alguém está pensando errado é não pensar certo, pois somos seres em construção a todo o momento. E para se ter rigorosidade metódica é entender isso e facilitar que o outro aprenda por si só com sua individualidade e não ser um professor rigoroso no ponto de vista da disciplina como uma regra sistemática e dura.

Eu fico pensando, sobre a palavra disciplina (do Lat. disciplina), que quer dizer, segundo o dicionário on-line priberam: regime de ordem imposta ou livremente consentida; a ordem conveniente e necessária ao funcionamento regular de uma organização (militar, escolar, etc. ); relações de subordinação do aluno para com o mestre ou instrutor; observância de preceitos ou normas; conjunto de conhecimentos que se professam em cada uma das cadeiras ou matérias nos estabelecimentos de ensino; submissão a um regulamento; autoridade ou obediência a ela; ensino, instrução; educação; (no pl. ) correias com que se açouta por penitência ou castigo.

Me alarma é o fato de que essa palavra alcançou o mesmo significado de Educação, isso mostra que o paradigma de que educação só se dá pela subordinação é algo solidificado mesmo. Pois, para que serve então a disciplina se não para controlar, ou domar alguém. Geralmente isso ocorre quando precisamos que alguém faça algo contra a sua própria vontade, de forma forçada, obrigada.

Certamente essa obrigação vai de contra a uma educação que prima pela autonomia, pois como a própria palavra
(do Grego autonomia, autós, próprio + nómos, lei) significa segundo o dicionário on-line priberam. Pois a disciplina aqui perde o seu valor, o seu porque. Para que obrigar alguém a fazer algo se ela por si só quer fazer. E para isso a via do respeito, do não menosprezo ao autro é a melhor maneira de chegarmos a essa educação otimizada e eficaz.