Livro "Moodle: como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância"

Um dos objetivos desse espaço de reflexão é o de indicar e levantar algumas discussões sobre algumas obras que tratam de tecnologias educacionais.

Para iniciar vamos falar do livro "Moodle: como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância", de Rodolfo Nakamura (2009, editora Farol do Forte).

Esse livro trata vários elementos desse ambiente virtual de aprendizagem. Passo a passo ele dá o caminho para a criação de um curso, desde a inclusão de conteúdo até a avaliação e relatórios do sistema.

O que pode ser questionável nessa obra é a opção que o autor faz de abordar conceitos de educação a distância de forma a traçar paralelos com o mundo presencial. Sempre penso nisso como algo que tenda a criar dificuldades na quebra de paradigmas frente às práticas educacionais tradicionais e propiciar uma transferência de práticas embasadas em conceitos epistemológicos e didáticos-metodológicos tradicionais para uma EaD contextualizada e comprometida com a mudança. Onde a educação é objetivada, além do velho ensino conteúdista, ou seja, no sentido de um processo de ensino e aprendizagem transformador onde o aprendente se mostra como ator efetivo e não passivo.

Assim entendo que apenas a utilização de uma ferramenta com viés construtivista social (como coloca o autor) não garante um processo de ensino e aprendizagem isento de práticas tradicionais de educação (muitas vezes incoscientemente práticadas)

Mas vejo que essa obra se mostra muito interessante para uma crítica reflexão filosófico-metodológica por sobre essa gratuita (Open Source) ferramenta de CMS (Content Management System) e que vem se mostrando como a mais utilizados para criar ambientes de educação a distância. Assim entendo que é uma obra que vale a pena ser lida.

Para fazer download do livro gratuitamente acesse o site da editora clicando aqui