MATRIZ DE ATIVIDADES: Um Instrumento proposto para o Design Educacional aberto de cursos na modalidade de EaD online cooperativa

Hoje, defendi o trabalho de conclusão de curso em nível de pós-graduação (lato sensu) pela GEPOS (Unidade de pós graduação do UNIS)  , onde abordei uma proposta para a utilização da ferramenta Matriz de Atividades em pról de um Design Educacional aberto de cursos na modalidade de EaD online cooperativa.

Neste trabalho, propus o analisar da ação do profissional denominado por Designer educacional com um enfoque na modalidade de Educação a Distância online cooperativa, ou seja, realizada por meio de ferramentas das tecnologias de informação e comunicação desenvolvidas por meio da Internet em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

Objetivo pelo pensar do planejamento de um processo de ensino e aprendizagem com base na construção dos saberes e fazeres pelo aprendente por meio da sócio-interação como outros sujeitos.

Assim, por meio de trabalho interdisciplinar entre o designer educacional com o professor autor-tutor do curso, destaquei a importância da utilização contextual de uma ferramenta específica para projetos educacionais.

Dessa forma me direcionei a entender que essa ferramenta - a matriz de atividades - tende ao apoiar o design educacional de cursos online onde se entende a tecnologia não como um elemento ensinante, mas um meio de suporte para a sócio-construção dos conhecimentos dos aprendentes pelos aprendentes mediados por docentes.

Para visualizar e fazer download do artigo clique aqui.

Pesquisar este blog