A confiança nas discussões online

Lendo o post Nielsen mostra o poder dos consumidores com as recomendações online do Caudalonga’s Blog , vejo que o interessante nesses dados é que há espaço para conjecturarmos que a publicidade, veiculada nos meios de comunicação tradicionais de massa, tem perdido credibilidade. Principalmente devido aos excessos fantasiosos que as campanhas, muitas vezes descontextualizadas com a realidade dos produtos, se mostram aos consumidores. Assim, vem se praticando Marketing não necessariamente como algo relacionado ao verdadeiro valor inerente ao fluxo de bens e serviços originados no produtor e que se destina ao consumidor. As pessoas estão cada vez mais procurando opiniões de pessoas reais e não de personagens de comerciais e histórias fantásticas e etc.

Isso mostra mais uma vez o poder disruptivo que as redes dentro da rede (internet) tem provocado em meios de comunicação.

Contudo, vejo que esse e outros indícios nos estão direcionando da era da mídias de massa para a era da convergência. E para entender, ou pelo menos começarmos a visualizar, como se comporta a dinâmica de tais redes, contudo, temos as teorias oriundas das recentes ciências cognitivas. Baseadas na teoria dos sistemas dinâmicos, aspectos da teoria da complexidade, tal ótica assim nos remete à interdisciplinaridade como instrumento fundamental para tal meio de compreensão.

Então, cada vez mais se mostra fundamental a diversificação de nossos saberes e fazeres. Bom, mais isso é assunto para vários outros tópicos deste blog.