Dinâmicas de grupo - Cochicho

Nesta técnica, os membros dialogam simultaneamente em dupla para a discussão de um problema do momento. Cochichar significa falar em voz baixa a uma pessoa de modo que os outros não ouçam. Então essa atividade consiste em se dividir a turma em pares que falam em voz baixa (para não incomodar os outros), sobre um tema ou questão do momento. Desse modo, todo o grupo trabalha simultaneamente sobre um mesmo tema e em poucos minutos pode-se obter uma opinião compartilhada sobre uma pergunta formulada em conjunto. Essa técnica se assemelha a Phillips 66, podendo dizer que é uma forma resumida dessa, com a diferença de que no lugar de seis pessoas reunidas utiliza-se duas e com tempo reduzido a três minutos.

Realização:

Esta técnica não requer preparação. Pode ser usada, quando for preciso conhecer a opinião do grupo sobre um tema, problema ou questão definida ou do momento.
  • O diretor ou coordenador do grupo convida para a discussão de uma possível pergunta que sintetize o tema de forma concisa.
  • Cada membro pode dialogar com seu companheiro mais próximo, que pode estar a seu lado, sem a necessidade de levantar-se.
  • O diálogo simultâneo, nos três minutos, se dará em voz baixa trocando idéias para se chegar a uma resposta ou proporção que se será logo informada ao coordenador por um dos membros da dupla.
  • Das respostas e opiniões fornecidas por todas as duplas se extrairá logo a conclusão geral ou se tomará as decisões para o caso