O valor do Amor.

Uma vez, ouvi uma estória que me fez enxergar melhor o como podosso viver melhor, cada dia de minha vida. É um conto, mas significou muito para que eu pudesse melhorar um pouco como pessoa. Nesse conto, um mineirinho, que acabara de morrer, foi abordado por um anjo que dizia à ele:

- você pode escolher entre ir para o céu ou ir para o inferno!

E o mineirinho, desconfiado, perguntou ao anjo:

- como assim?

O anjo afirmou:

- você é que escolhe!

O mineirinho, ainda mais desconfiado, perguntou:

- mas qual é a diferença?

E o anjo falou:

- os dois lugares são iguais, idênticos.

Pois ai que o mineirinho ficou encafifado e quis saber:

- mas como assim?

O anjo explicou que tanto no inferno quanto no céu existe um banquete, com a comida mais saborosa do universo. Porém as pessoas, ao invés de mãos, têm colheres. O mineirinho, ainda confuso, pensava consigo que não adiantara uma vida inteira de bondade, no final era a mesma coisa. Ele imaginava que o inferno era como uma masmorra, um lugar de dor e sofrimento e o céu um lugar de paz e tranqüilidade, um paraíso.

O que o mineirinho não presumiu, é que a colheres, que vinham no lugar das mãos, eram longas demais para que uma só pessoa pudesse se alimentar sozinha, pois essas não alcançavam a sua própria boca. E ai estava a grande diferença, no céu um alimenta o outro e com prazer. Lá todos eram bem alimentados e felizes.

Contudo, no inferno, com a mesma comida deliciosa a disposição, todos estavam em uma eterna fome, pois ninguém queria alimentar ninguém, a não ser a si mesmo. Não enxergavam, pois, que é na ajuda ao outro que está a verdadeira felicidade e que só teriam a ganhar com isso. Pois, como nos diz Paulo em I Cor 13: " E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."


Inspirado no livro Buscai as Coisas do Alto, de Pe. Léo, SCJ; estou inaugurando esta secção - Coisas do alto - que visa a reflexão da palavra da Bíblia, aquela que purifica e nos torna melhores.

Pesquisar este blog