O Violão no curso de graduação do Unis-MG

Conhecida no Brasil como violão, a guitarra clássica, é um instrumento acústico de cordas de nylon ou aço, com um corpo oco feito de várias madeiras diferentes e com o braço com trastes. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas, muito usado em grupos que tocam choro e samba e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão.

Devido a sua popularidade, é um dos instrumentos junto com a guitarra elétrica, ideal para se trabalhar a musicalização e a prática artístico-instrumental tanto em escolas de educação básica e ensino fundamental e médio, como também em escolas específicas de música, como os conservatórios. E é por esse motivo que o Curso de Graduação em Música do Unis-MG tem em sua matriz curricular, o estudo, dentre outros, desse instrumento tão popular em nosso País.

A seguir temos um interessante vídeo onde se pode observar, de um ângulo inusitado (de dentro do corpo do vilão) como as cordas vibram ao se tocar esse fascinante instrumento.


Pesquisar este blog