Curso de graduação em música no Unis-MG (EaD)

Temos uma grande notícia que acabou de sair e que gostaria de compartilhar aqui em primeira mão!

A novidade é que o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) aprovou um de seus mais novos cursos de graduação: o Curso de Licenciatura em Música. 

Um curso na modalidade de EaD com momentos presenciais, pois se tem um mix do melhor do presencial e o face a face entre professores e alunos com a flexibilidade de tempo, espaço e as inovações tecnológicas da EaD. A licenciatura em Música do Unis nasce no melhor centro universitário de MG segundo a avaliação do Ministério da Educação. Isso sem falar que os cursos de EaD dessa instituição ficaram entre as melhores do Brasil quando avaliados no ENADE.

Tão logo serão divulgados maiores detalhes neste e em outros sites.

A Ecologia Pluralista das Mídias Locativas

Dois artigos atuais e que considero como essenciais para o estudo das implicações proporcionadas, em nossa realidade, pelos dispositivos tecnológicos comunicacionais móveis e a (re)significação operadas por esses do que se conhece por ciberespaço são:

1) "Comunicação móvel e os novos sentidos dos lugares: crítica da espacialização na cibercultura" de André Lemos.

Nesse artigo, Lemos trabalha a ideia básica de que as tecnologias informacionais móveis têm permitindo novas formas de comunicação e sociabilidade com base naquilo que chamo de “territórios informacionais”. O que está em jogo aqui é uma nova relação entre as tecnologias informacionais e as dimensões do local, do território, da comunidade e da mobilidade. Vamos mostrar como as novas tecnologias móveis, sob o rótulo de “mídias locativas”, criam novas formas de territorialização (controle, vigilância, monitoramento) e, contra as tese de “não-lugar” ou de um “não sentido dos lugares”, o que estamos vendo são novas significações no espaço público urbano. Além disso, discutiremos as ideias de anomia e de isolamento com o surgimento de formas de sociabilidade e de vínculo comunitário criadas pelos serviços baseados em localização (LBS).
 
 Para fazer download do artigo e assistir a conferência proferida pelo André no II simpósio da ABCIBER - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA clique aqui.

2) "A pluralidade de práticas das mídias locativas" de Lúcia Santaella.

Já neste texto pode-se observar que foi a partir do final dos anos 1980, que o termo "hibridismo" tornou-se palavra-chave para caracterizar as sociedades contemporâneas, especialmente, as latino-americanas. Depois da explosão das redes planetárias de comunicação e da WWW (World Wide Web), o uso das palavras "hibridismo", "híbrido" e "hibridização" ou "hibridação" expandiu-se consideravelmente para se referir tanto à convergência das mídias no mundo digital quanto à mistura de linguagens na hipermídia, ou seja, a junção do hipertexto com a multimídia que define a linguagem que é própria das redes. Recentemente, o uso do vocábulo "hibridismo" expandiu-se ainda mais para se referir à interconexão dos espaços físicos de circulação com os espaços virtuais de informação a que os usuários de dispositivos móveis se conectam. Nestes espaços vêm se desenvolvendo práticas de mídias locativas. Este artigo objetiva evidenciar essas práticas como exemplares de uma ecologia pluralista da cultura característica do estado atual da cibermídia.

Para fazer download do artigo e assistir a conferência proferida pela grande pensadora da cibercultura da semiótica Lúcia Santaella no II simpósio da ABCIBER - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA clique aqui.

Estado da arte das tecnologias da inteligência

Aqui estão os vídeos que utilizei na 1ª aula de BI no curso de MBA em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios do UNIS. Assim, convido atodos, mas principalmente aos alunos a comentarem neste espaço interativo.

Então, boas apreciações críticas e mãos aos teclados!















Será que o próximo vídeo é mesmo o futuro da educação ou uma réplica da velha prática perfumada com novas tecnologias?


Acho que o vídeo abaixo mostra o que a tecnologia pode potencializar frente à interação no contexto educacional. O que você acha?

Inovação para além do ensino formal

Já há algum tempo que se observa que tanto a formação acadêmica quanto treinamentos em organização não necessariamente significam capacidade de atuação profissional contextualizada com as necessidades da realidade de então.

Um bom exemplo para se refletir sobre esse assunto é o da atriz norte americana nascida na Áustria Hedy Lamarr.

Lamarr inventou, durante a Segunda Guerra Mundial, um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas e o patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler.


Em uma época, conhecida como a era do conhecimento, onde os trabalhadores devem construir e reconstrruir seus conhecimentos ao longo da vida, onde a formação acadêmica e os treinamentos tem se mostrado insuficientes frente à realidade organizacional, há de se ressignificar as atividades de T&D (treinamento e desenvolvimento) de pessoas.

Em um tempo onde os conhecimentos tendem a apenas durar por um período que varia  aproximadamente entre 12 a 18 meses, uma boa opção para as empresas é a ideia das  Universidades Corporativas, o que nos tendem a nos direcionar para o que se conhece por Learning Organizations (organizações que aprendem).

A seguir temos um vídeo de Mário Persona contando a história dessa grande mulher:


 

Aula lá fora - um práxis educacional que pode ser vislumbrada pelo pensamento complexo

Muitos exemplos que podem nos fazer pensar a quebra de paradígmas na educação via o pensamento complexo podem ser vistos no projeto "Aula lá fora". Uma série de 15 vídeos de 30 minutos cada e que tem como objetivo a formação continuada de professores da educação infantil, do ensino médio e educação de
adultos. Com ênfase em aulas-passeio, atividades extra-classe, podemos perceber nitidamente a viabilidade da aplicação de projetos e temas transversais para um processo de ensino e aprendizagem ético e cidadão, além de ecossistêmico entre aprendentes e o meio social e físico em que vivem.

Feitos originalmente para a tv, esses vídeos se aprofundam na pedagogia atual, procurando explorar o afeto, a expressão, a autoria e a comunicação dos aprendentes, observando como isso acontece nas atividades feitas com a classe fora da sala de aula.

Aula lá fora é um projeto da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional de Santo André em conjunto com a Secretaria Municipal de Comunicação de Santo André. Parte dos recursos para a produção de Aula lá fora vieram da TV Escola (MEC).
   
 A seguir temos os links para os episódios:



Então, aqui vai o convite: que tal uma aula lá fora?

Abraços

Celso


Escola Cartesiana

Um vídeo que ilustra bem como os momentos na escola são fragmentados para que se contemplem as disciplinas das ciências, das relações humanas, da natureza e da cultura. Essa fragmentação se mostra presente também na formação de docentes, pois os cursos superiores também foram estruturados no sentido de formarem especialistas requeridos por esse sistema disciplinar.



Boa oportunidade para transgredirmos o pensamento cartesiano na direção do pensamento complexo!

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